Desenvolvido por J. Perfil Informática
Bem-vindo Alimentos Receitas Bebidas

Ingredientes :

Para a carne seca com molho:

1 quilo de carne seca dessalgada e demolhada

1 limão Taiti graúdo

100 ml de cachaça

1 quilo de tomates maduros sem sementes picado

1 cebola roxa graúda picada

1 cebola branca graúda picada

1 pimentão vermelho médio sem sementes picado

  folha de louro (a gosto)

  manjericão (a gosto)

  orégano (a gosto)

  pimenta (a gosto)

  sal (a gosto)

Para a montagem do prato:

1 quilo de arroz cozido

2 tomates (tipo caqui ou maçã) cortados em rodelas não muito grossas

5 ovos cozidos cortados em rodelas

12 azeitonas pretas chilenas descaroçadas e cortadas ao meio

300 gramas de mozarela ou queijo prato cortado em fatias

100 gramas de queijo parmesão ralado

Arroz de forno com carne seca (por Pereira)

Modo de preparo da carne seca:

Vamos iniciar nosso trabalho demolhando a carne seca para dessalgá-la. Essa operação poderá demorar mais de 24 horas. Para que isso ocorra mais rapidamente, é conveniente deixa-la já picada em pequenos pedaços como se fossem para um strogonoff. Terminado o dessalgamento, escorra em um escorredor ou peneira a carne seca, e em uma panela coloque 1,5 litros de água, o suco do limão espremido e a cachaça. Quando essa água iniciar a fervura, coloque nela a carne seca escorrida e deixe aferventar por 3 a 4 minutos. Em seguida escorra novamente a carne seca e reserve.

Modo de preparo do molho para a carne seca:

Vamos colocar todos os ingredientes restantes para o molho, menos folha de louro e bater no liquidificador. Se necessário acrescente um pouco de água. Em uma panela de pressão coloque um pouquinho de óleo para selar a carne seca, acrescente após a carne selada, o molho batido no liquidificador, após despejar o molho na panela, coloque mais um pouco de água no copo do liquidificador para não desperdiçar nada do molho e complete o molho na panela, que deve cobrir muito bem toda a carne. Feche a panela e deixe cozinhar por mais ou menos 30 minutos após pegar pressão. Passado esse tempo, apague o fogo, e após a panela perder a pressão, verifique se a carne está bem macia. Caso não esteja, deixe cozinhar por mais 10 minutos.

Montagem na forma (assadeira):

Vamos colocar em uma vasilha grande e misturar muito bem, o arroz cozido com a carne seca com o molho.

Em uma forma alta, vamos espalhar por igual como se fosse uma massa de bolo a mistura do arroz. Em seguida vamos cobrir esse arroz com as fatias de mozarela (muçarela ¹) ou queijo prato.

Agora na ornamentação do prato, vamos espalhar as rodelas do tomate, os ovos cozidos e as azeitonas chilenas. Para finalizar, polvilhe sobre esses ingredientes o queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar.

¹ Muçarela, ou mozarela, provém do italiano mozzarella, diminutivo de mozza, cujo significado é leite de búfala ou de vaca talhado com uma espécie de fungo chamado mozze. Então, do italiano mozzarella, com dois zês, surgiu, no nosso idioma, a palavra mozarela, com um zê só, já que na nossa língua, não há a duplicação de consoantes, salvo raras exceções. Há uma convenção ortográfica na Língua Portuguesa que transforma o z em c ou em ç: feliz - felicidade; capaz - capacidade. Da palavra mozarela surgiu a variante muçarela, com cedilha, em virtude dessa convenção. Talvez, como a palavra italiana tem dois zês, nós, brasileiros, tenhamos simplesmente os trocado inadvertidamente por dois esses. É, porém, inadequado ao padrão culto da língua escrever mussarela. O adequado é escrever MUÇARELA ou MOZARELA.